por Assessoria de Comunicação OCB/ES

Entre os últimos dias 4 e 12 de setembro, uma comitiva formada por representantes do Sistema OCB/ES e gestores de cooperativas capixabas participou de uma missão internacional nos Estados Unidos. A viagem fez parte do módulo final que complementa a pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação da primeira turma do Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba, uma realização do Sistema OCB/ES juntamente com o Isae.

O objetivo do intercâmbio foi conhecer o berço da inovação e adquirir conhecimentos sobre todos os aspectos que englobam a cultura da inovação. As experiências observadas poderão ser aplicadas na realidade do Espírito Santo para potencializar o movimento cooperativista no estado.

Ao todo, 25 pessoas participaram da missão, dentre elas, seis representantes do Sistema OCB/ES. Foram o presidente Dr. Pedro Scarpi Melhorim; o diretor-executivo Carlos André Santos de Oliveira; o analista de Desenvolvimento Humano Marcos Passos; o analista de Mercado Alexandre Ferreira; e o analista de Desenvolvimento Cooperativista Creiciano Paiva.

A missão contemplou três cidades estadunidenses: Nova York, Boston e São Francisco. Os integrantes da comitiva realizaram uma série de visitas de benchmarking em empresas de tecnologia e inovação, universidades é até mesmo em cooperativas norte-americanas.

CRONOGRAMA DE VIAGEM

A primeira parada da comitiva foi na cidade de Nova York. A atividade inicial desenvolvida foi um workshop sobre “Como criar ideias disruptivas”, que serviu para guiar o olhar dos participantes durante as próximas agendas por meio da transferência de técnicas de inovação disruptiva para serem aplicadas nas visitas.

Ainda em Nova York, a equipe passou por locais como a Artechouse, Sap, FreshDirect e Coca-Cola. Os integrantes também tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com perguntas e respostas com um professor da Universidade de Nova York sobre o cooperativismo de plataforma.

Em seguida, a comitiva seguiu para Boston, cidade situada no estado de Massachussetts. Lá, eles puderam visitar duas instituições de ensino superior que são referência de ensino no mundo todo: a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). Na oportunidade, os membros da comitiva visitaram a The Coop, uma cooperativa criada em 1982 e que atende os estudantes das duas universidades.

O último destino foi a cidade de São Francisco, na Califórnia. Os formandos da turma de inovação visitaram a Adobe, empresa multinacional estadunidense que desenvolve softawares de criação e criatividade. Logo após, o grupo acompanhou uma palestra sobre inovação em marketing no HubSpot.

A missão terminou em um dos berços da tecnologia: o Vale do Silício. Lá, a comitiva conheceu a estrutura de duas empresas multinacionais de extrema relevância no mercado: o Google e a Apple, onde tiveram conversas sobre inovação disruptiva e inovação em liderança e gestão de times. Por fim, aconteceu uma visita de benchmarking à Palo Alto Networks, com uma palestra sobre inovação em gestão de times no local.

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação a seus visitantes e usuários, exibindo os conteúdos que se adequam às suas necessidades e preferências. Deseja aceitar os cookies deste site?