A cada dia que passa, os esquemas – principalmente os financeiros – acontecem com maior frequência e se tornam mais planejados, com enredos e estruturas cada vez mais estratégicas, modernas e profissionais. Toda essa organização, feita para parecer real, mas que na verdade engana e explora as pessoas, possui um nome: engenharia social.

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que 22% dos entrevistados sofreram alguma fraude financeira no ano passado, o que representa cerca de 8,4 milhões de pessoas.

Com o acesso a aplicativos financeiros e outros serviços digitais cada vez mais comuns, praticamente tudo pode ser feito a partir de alguns cliques no celular. Por conta disso, os estelionatários tentam a todo custo roubar não apenas seu cartão de crédito ou dinheiro, mas também seus documentos e identidade.

Para isso, eles podem usar diversos meios, como abordagens na rua ou ligações por telefone. Hoje em dia, porém, os golpes mais praticados estão relacionados ao mundo on-line, sendo realizados através de aplicativos, e-mails, redes sociais, mensagens de SMS ou WhatsApp e sites, por exemplo.

Por essas e outras, desconfie quando…

  • A empresa que oferece o investimento não for licenciada e se não tiver Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), site e telefone.
  • A empresa, o produto ou o serviço for mal avaliado por outras pessoas nos sites de reputação.
  • Alguém oferecer um investimento com retorno alto, em pouco tempo e sem muito esforço.
  • A maquininha de pagamento estiver com a tela danificada na entrega de um pedido feito por aplicativo de delivery.
  • Entrarem em contato por ligações ou mensagens e garantirem ser do Sicoob ou de outro sistema financeiro para pedir dados e senhas.
  • Identificar alguma atividade desconhecida e suspeita no seu cartão de crédito ou extrato da conta.
  • O endereço do site estiver incorreto ou sem informações de contato com a empresa ou de segurança.
  • Ofertas e promoções parecerem boas e repentinas demais para serem verdadeiras.
  • Os boletos estiverem com descontos muito altos ou divergências no código de barras, nome do beneficiário ou quantia do pagamento.
  • Um negócio precisa ser fechado com pagamento à vista por Pix ou outras transferências, o mais rápido possível, sem que se possa refletir sobre ele.

Segurança é no Sicoob

O ideal é se manter atualizado sobre os mecanismos utilizados pelos estelionatários, se prevenir em relação a eles e, sobretudo, redobrar a atenção com os indícios que podem revelar uma fraude, seja em um e-mail, uma ligação, um link, uma mensagem, e por aí vai. Enquanto isso, o Sicoob conta com métodos de proteção para resguardar seus dados e seu dinheiro em toda movimentação. Eles são constantemente averiguados e melhorados, a fim de garantir a segurança dos associados.

Qualquer dúvida em relação a esse ou outros assuntos, entre em contato com o Sicoob por meio dos canais oficiais, ou neste link. Para a instituição, seus colaboradores e voluntários, é uma satisfação cooperar com você e com a segurança do seu patrimônio

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação a seus visitantes e usuários, exibindo os conteúdos que se adequam às suas necessidades e preferências. Deseja aceitar os cookies deste site?