Reconhecida como a instituição financeira cooperativa líder em crédito para pequenas empresas na última edição do Anuário da OCB, o Sicoob foi um dos patrocinadores do seminário Reforma Tributária: Cooperação entre a Receita Estadual e Municípios pelo Futuro do Espírito Santo, promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) com apoio da Amunes, nesta quarta-feira (8), em Vitória. O evento reuniu gestores públicos, auditores fiscais e representantes de prefeituras capixabas para debater os impactos e desafios da nova estrutura tributária, que começa a vigorar em 2026.

Quer receber conteúdos exclusivos da Comunidade Sicoob? Clique aqui, entre na Comunidade Sicoob no Whatsapp e fique por dentro de todas as novidades.

“A reforma tributária é um tema importante e que terá impacto em todos os setores, principalmente das micro e pequenas empresas a partir de 2026, por conta do split payment, que é o sistema de recolhimento de tributos no ato das transações de pagamento das compras. Estamos neste evento destacando o papel do Sicoob na transição para o novo modelo e o apoio às micro e pequenas empresas”, afirmou o diretor de Operações e Negócios do Sicoob Central ES, Alecsandro Casassi.

Segundo ele, as pequenas e microempresas serão impactadas de forma particular no seu capital de giro, que hoje tem um prazo diferente para recolhimento. Para ele, apesar das mudanças estruturais, o novo modelo tributário representa um avanço para o País, pela simplificação que era irá trazer para todo o processo.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre gestores públicos, auditores fiscais e representantes dos fiscos municipais e estadual, incluindo o governador do Estado, Renato Casagrande, que relembrou que este debate existe desde a época em que foi deputado federal.

“Nossas equipes analisam dia a dia, mês a mês, ano a ano, para manter as contas em dia. Isso nos permite ajudar os municípios e ter poder de investimento. Nossa primeira preocupação com a reforma é manter o governo organizado. Por isso, ter bons profissionais na equipe é fundamental. Se para nós, fazer esse acompanhamento é um desafio, para alguns municípios é ainda maior. Por isso, vamos analisar de perto essas mudanças”, comentou.

 

Além dele, também falaram ao público o presidente da Amunes e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira; os auditores fiscais Pedro Gomes de Sá Junior, Bruno Aguilar e Heider Lemos; o gerente Tributário da Sefaz, Hudson de Souza; o subsecretário da Receita Estadual, Thiago Venâncio; o gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Geovani do Nascimento Brum; e, encerrando o seminário, o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa.

Durante o seminário, o Sicoob também marcou presença com um estande que levou ao Palácio Anchieta a experiência do Café Hall Sicoob. O espaço reuniu visitantes e autoridades em torno de cafés especiais, proporcionando momentos de relacionamento e troca de ideias em um ambiente cooperativo e acolhedor, característico da marca.

Com informações da Sefaz.
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação a seus visitantes e usuários, exibindo os conteúdos que se adequam às suas necessidades e preferências. Deseja aceitar os cookies deste site?