Exame é a principal forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mas apresenta cobertura insuficiente no Brasil.
Neste mês, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, doença que carrega uma triste previsão de atingir mais de 73 mil mulheres em 2025, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A mamografia continua sendo o principal exame para a detecção precoce da doença e, para somar esforços com a saúde pública e privada, o sistema regional do Sicoob está custeando 14 mil mamografias este ano em 78 municípios, por meio do Programa Prevenir.
Quer receber conteúdos exclusivos da Comunidade Sicoob? Clique aqui, entre na Comunidade Sicoob no Whatsapp e fique por dentro de todas as novidades.
A ação já existe há sete anos e, nesse tempo, já foram mais de 64 mil exames realizados de forma gratuita, garantindo o diagnóstico precoce do câncer de mama. Realizado nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, o Prevenir é uma das principais ações sociais do sistema regional, realizado em parceria com secretarias de saúde e equipes municipais da Saúde da Família, que seleciona as participantes conforme os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esta tem sido uma oportunidade para milhares de famílias. A prevenção continua sendo a melhor forma de salvar vidas e nosso papel, enquanto cooperativa, é somar esforços para viabilizar o acesso a quem mais precisa”, destacou a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob Central ES, Sandra Kwak.
Recentemente, o Ministério da Saúde atualizou a sua diretriz de rastreamento do câncer de mama para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sinais ou sintomas. Isso porque, dados do Painel Oncologia Brasil mostram que uma em cada três mulheres diagnosticadas estão entre 35 e 49 anos.
O Projeto Prevenir busca atender a uma demanda de saúde pública nesse sentido, tendo em vista que, mesmo antes da nova diretriz, a mamografia já apresentava cobertura insuficiente no Brasil, com menos de 40% das mulheres atendidas, de acordo com o DATASUS, sendo que a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 70%.
Além de custear os exames, o Prevenir promove palestras, ações educativas e atividades de promoção da saúde, com o envolvimento de voluntários do Sicoob e parceiros locais. O projeto integra o eixo Saúde dentro da atuação social do Sicoob ES e, em novembro, o programa amplia suas ações para o público masculino, com foco na prevenção do câncer de próstata e, durante o ano, a cooperativa apoia o Prevenir câncer de pele em 10 municípios, com ações realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação a seus visitantes e usuários, exibindo os conteúdos que se adequam às suas necessidades e preferências. Deseja aceitar os cookies deste site?