O Espírito Santo terá presença capixaba na COP30. A produtora rural e engenheira Fabiani Reinholz, de Colatina, foi selecionada pelo Sicoob para apresentar, em Belém, o case que venceu a etapa nacional do Prêmio Produtor Rural Sustentável 2025, iniciativa da cooperativa voltada a reconhecer práticas de gestão ambiental no campo em todo o País.
“A transição da nossa propriedade não foi simples, mas foi necessária. Hoje, vejo que é possível conciliar sustentabilidade e viabilidade econômica e que pequenas áreas também podem gerar impacto quando existe gestão, conhecimento e vontade de fazer diferente. Estar na COP30 é algo que eu nunca imaginei, mas me alegra muito saber que seremos inspiração para outras pessoas e que iniciativas sustentáveis serão fomentadas a partir do nosso e de tantos outros cases apresentados”, conta Fabiani.
A apresentação integra a programação paralela da Conferência e reúne experiências brasileiras ligadas à agricultura de baixo carbono, bioeconomia e práticas que conciliam produção e responsabilidade ambiental. Fabiani assumiu a gestão do sítio da família após o diagnóstico precoce de Parkinson do pai, situação que a levou a rever os métodos tradicionais utilizados na propriedade.
A mudança abriu caminho para a adoção de práticas sustentáveis, redução do uso de insumos químicos e implantação de sistemas produtivos mais seguros. Nesse processo, o cacau especial se tornou a principal cultura da área, dando origem à Reinholz Chocolate, marca que utiliza energia solar e técnicas de manejo regenerativo.
“Quando um cooperado acessa crédito orientado com acompanhamento consultivo, o investimento se torna uma oportunidade. No caso da Fabiani, implementar práticas sustentáveis mudou a configuração da geração de renda da família e trouxe pra eles uma projeção muito importante. É uma alegria muito grande acompanhar o crescimento dos nossos cooperados e contribuir para a adoção de medidas que fazem eles de desenvolverem e, neste caso, que trazem consigo um exemplo de sustentabilidade”, reforça a gerente de Relacionamento do Sicoob Conexão, Thatiany Cerri.
A transição da propriedade também se destacou pelo uso eficiente do espaço e pela implantação de processos voltados ao equilíbrio ambiental, incluindo compostagem, plantios diversificados e recuperação de áreas internas.
Além da atuação à frente do negócio, Fabiani participa de iniciativas locais que estimulam o empreendedorismo feminino rural. Com a participação na COP30, a produtora leva a história de Colatina para um espaço global de discussão e troca de experiências.

