Cooperativas mirins constroem um mundo melhor! Esse foi o mote que guiou o 2º Encontro Estadual de Lideranças Cooperativistas Mirins, que aconteceu na última sexta-feira (3), no Sesc de Aracruz. O evento reuniu cerca de 240 participantes, entre integrantes das dez cooperativas mirins do estado; professores e diretores das escolas; Pessoas de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob e representantes do Sistema OCB/ES e do Sicoob Espírito Santo. Também estiveram presentes convidados de três cooperativas mirins em processo de constituição: uma de Porto Real (RJ) e outras duas de Alfredo Chaves e Castelo.
Clique aqui e confira as fotos do evento.
O encontro aconteceu no mês em que o Programa Cooperativa Mirim completa 7 anos de atuação no estado. A primeira cooperativa do programa no Espírito Santo, a Cooperjetibá, foi fundada no dia 2 de outubro de 2018. Depois disso, foram constituídas outras quatro coops em cooperativas educacionais e, em 2023, o programa se expandiu para escolas da rede pública de ensino.
Durante o encontro, as crianças e adolescentes assistiram a palestras inspiradoras sobre trajetória de liderança no cooperativismo e sobre o Ano Internacional das Cooperativas. E claro, as atividades práticas dominaram a programação. Os cooperados mirins foram divididos em grupos, identificados por cores de pulseiras, e ao longo do dia, participaram de dinâmicas colaborativas e trocas de experiências.
A abertura do evento foi conduzida por representantes das três instituições que coordenam o programa no estado: o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES e o Instituto Sicoob. Marcos Passos, coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCB/ES, destacou a importância dos diversos atores envolvidos na realização do programa, desde as instituições até as equipes pedagógicas das escolas, que desempenham um papel fundamental no processo.
“Para nós, é muito importante difundir o nosso modelo societário e trabalhar a educação cooperativista, mostrando seus princípios e diferenciais e propagando os impactos que ele causa na nossa sociedade. Por isso, apoiar iniciativas como essa é algo essencial. Esperamos expandir essa ação maravilhosa que leva o cooperativismo para dentro das escolas”, afirmou Passos.
Abertura do evento realizada por representantes do Sistema OCB/ES, Instituto Sicoob e Sicoob ES. Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES
Momento Coop
No Momento Coop, os jovens tiveram a oportunidade de ouvir um recado de duas lideranças do cooperativismo: o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina e o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim.
Durante a sua fala, o diretor-executivo do Sicoob ES relembrou o início da sua trajetória no cooperativismo. Foi aos 15 anos quando ele, ainda na escola, participou de um processo seletivo na cooperativa. A liderança destacou como os valores cooperativistas moldaram sua vida pessoal e profissional, reforçando a importância do engajamento desde cedo.
“O fato de vocês estarem aqui, se colocando à disposição para liderar o projeto da cooperativa mirim, coloca vocês em conexões poderosas para o futuro que vem pela frente. Vocês estão levantando a mão e se disponibilizando para um trabalho de grande responsabilidade”, afirmou.
Ao longo da fala, Nailson abordou temas como protagonismo juvenil, disciplina, leitura e o uso consciente da tecnologia. Ele incentivou os jovens a se aprofundarem nos assuntos que consomem, evitando conclusões precipitadas baseadas em conteúdos superficiais. Como mensagem final, Nailson provocou uma reflexão sobre protagonismo e responsabilidade individual, especialmente voltada aos jovens presentes.
“Tem muitos jovens que querem mudar o mundo e não arrumam um quarto. Tem uma contradição nisso. Então, liderar começa com você mesmo.” Ele reforçou que a transformação começa no cotidiano e pode se expandir em cadeia: “Se a gente mudar conosco, a gente pode mudar a nossa família, que pode mudar o nosso bairro, que pode mudar a nossa cidade, que pode mudar o nosso estado, que pode mudar o nosso país, que pode mudar o mundo”, concluiu.
Logo em seguida, quem assumiu a palavra foi Luiz Edson Feltrim, que também começou falando sobre o início da sua trajetória no cooperativismo, em São Paulo. A liderança focou a sua fala nos princípios do cooperativismo e mencionou, inclusive, que o encontro trabalha pelo menos três deles.
“Hoje vocês estão vivenciando pelo menos três princípios do cooperativismo. O quinto, que fala da educação; o sexto, que é a intercooperação, essa troca de experiências; e o sétimo, que talvez seja a maior razão do cooperativismo, falando não apenas de interesse pela comunidade, mas de comprometimento com ela”, afirmou.
Ele explicou a diferença entre interesse e comprometimento e reforçou que os princípios cooperativistas podem transformar a sociedade. Ele ainda falou sobre a importância desse movimento de levar o cooperativismo para as escolas. “Isso cria adultos mais resilientes e participativos na sociedade, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, completou.
Ao final, os presidentes das dez cooperativas mirins subiram ao palco para entregar um brinde para os palestrantes. O kit continha os objetos de aprendizagem produzidos pelos alunos de cada escola. Cada presidente se apresentou e deu um depoimento sobre a sua participação no programa e as atividades desenvolvidas na cooperativa mirim.
Presidentes das cooperativas mirins entregaram objetos de aprendizagem aos palestrantes. Foto: Sistema OCB/ES
Oficina com a Escola da Cooperação
Os estudantes também colocaram a mão na massa para pensar em soluções de forma cooperativa! O educador Jhonatan Bonfim, da Escola da Cooperação, conduziu uma oficina com os jovens. Eles foram divididos em grupos e desafiados a mergulhar em um universo diferente: a redação de um jornal.
Cada cooperado mirim assumiu uma função: editor-chefe, ilustrador, repórter impacto, redator, guardião dos princípios, apresentador e arquiteto do tempo. O objetivo era claro: a partir de cartas com desafios, eles deveriam construir páginas de um jornal utilizando cartolina e outros materiais de papelaria.
Na primeira página do jornal, os estudantes tiveram que pensar em um desafio da escola ou da comunidade e descrever como a cooperativa mirim poderia ajudar a resolvê-lo: bullying, racismo, descarte incorreto do lixo, divergência de opiniões e poluição foram alguns dos desafios levantados por eles.
Já na segunda página, a missão foi encontrar uma solução para o desafio levantado. Os grupos deveriam se basear em pelo menos dois dos sete princípios do cooperativismo para elaborar a proposta. Além de refletir, as lideranças cooperativistas mirins tiveram que abusar da criatividade para colocar todas as ideias no papel, utilizando os materiais que tinham em mãos.
O último desafio da oficina foi a construção da capa do jornal. Os participantes de cada grupo tiveram que projetar como a cooperativa será lembrada no futuro. Para isso, eles criaram uma manchete da edição de 2027 do jornal, mostrando como cada cooperativa mirim fez a diferença e contribuiu para a construção de um mundo melhor.
Ao final, cada grupo teve um tempo para subir ao palco e mostrar o trabalho que desenvolveram. Essa parte da atividade também foi importante para o desenvolvimento da oratória, uma vez que os participantes tiveram o tempo das apresentações cronometrado.
A grande surpresa que encerrou a oficina foi a entrega de uma cápsula do tempo para que cada grupo colocasse o jornal dentro. A ideia é que a capsula seja aberta em 2027. Esse momento marcou o firmamento do compromisso dos cooperados mirins com as atitudes e soluções cooperativistas pensadas ao longo do dia.
Alunos construindo jornal durante a oficina comandada pela Escola da Cooperação. Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES
Show de talentos e comemoração do aniversário do programa
O aniversário de sete anos de atuação do Programa Cooperativa Mirim no Espírito Santo não podia passar em branco! Por isso, para fechar a segunda edição do encontro com chave de ouro, os cooperados mirins e demais presentes se juntaram para comemorar e cantar parabéns para o programa, em um momento de muita animação.
E por falar em animação, alguns participantes também agitaram o dia com um show de talentos. Se apresentaram estudantes da Coopsaber, Altercoop e Coopergav.
Em uma avaliação do evento, a supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES, Sandra Martins, falou sobre a importância da realização do encontro e do protagonismo dado aos jovens.
“Esse momento é muito significativo para o programa, porque a gente reúne as lideranças mirins, dá um protagonismo para elas, trazendo os jovens para uma pauta de troca, de interação. Porque, afinal, um dos pilares do programa é o protagonismo – fundamental para a formação de jovens para a sociedade e para o cooperativismo. Tenho certeza de que lá na frente esses jovens vão se tornar lideranças diferenciadas”, concluiu.
Comemoração do aniversário de sete anos do programa. Foto: Sistema OCB/ES