O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, com expressiva produção em 45 municípios capixabas. Linhares, sozinho, concentra quase 70% da produção estadual, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). É nesse cenário que acontece, nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, na Fazenda Nina, em Linhares, o Caminhos para Regenerar – Edição Cacau.
O evento vai reunir produtores, técnicos e profissionais do agro em um Dia de Campo dedicado a apresentar conceitos, práticas e resultados da agricultura regenerativa, tendência que alia produtividade, conservação ambiental e novas oportunidades de mercado.
“A agricultura regenerativa precisa ser vista como uma oportunidade de negócio. Nosso objetivo é apoiar o produtor para que ele possa investir em práticas que preservam o solo, aumentam a produtividade e garantem competitividade no futuro”, avalia o diretor-executivo do Sicoob Conexão, Alair Giuriato, que está entre os palestrantes.
A programação terá início às 8h, com abertura e a palestra da engenheira agrônoma Lorena Silva sobre os fundamentos da agricultura regenerativa e os caminhos para o cacau do futuro. Em seguida, a também engenheira agrônoma e consultora Sandra Mendonça falará sobre manejo sustentável do cacau para altas produtividades.
Produtores rurais convidados vão compartilhar suas experiências no painel “Regenerar é Produzir”, com participações de Clerio Rampinelli, Emir Macedo Gomes Filho, Françoise Burnier e Stefany Sampaio. Logo depois, Giuriato fala sobre as possibilidades de financiamento para projetos sustentáveis. Após o almoço, a partir das 13h, haverá demonstração no campo conduzida pelo produtor rural Paulo Fábio Burnier, encerrando o circuito de atividades.
O Caminhos para Regenerar – Edição Cacau é realizado pela Amplie, com o Sicoob como mantenedor e o apoio de instituições parceiras. As inscrições podem ser feitas no site: https://forms.gle/WTQqStR3cfCJxKw57.